Batemos um papo com Marie O’Regan e Paul Kane, os organizadores da antologia “Maldição”, sobre as suas inspirações para a escolha desses contos de fadas sombrios!
1/ De onde vem a inspiração para reunir tantos contos em um livro?
Nós dois amamos contos de fadas sombrios e esse foi o ponto de partida, na verdade, para reunir todas essas histórias para Maldição. Muitos contos de fadas, sejam tradicionais ou modernos, contêm maldições, então parecia uma boa ideia focar nisso. Nós editamos profissionalmente há muitos anos —recentemente para a Titan com títulos como Exit Wounds e Wonderland, além de Hellbound Hearts para a Simon & Schuster, The Mammoth Book of Body Horror para a Constable, A Carnivale of Horror para a PS — e somos leitores e colecionadores de antologias ao longo da vida, então estamos bastante familiarizados com o formato. É um formato que permite muita variedade e flexibilidade.
2/ Como foi o processo de pesquisa das histórias e autores para escrever o livro?
Como fizemos em outros projetos, trabalhamos com uma lista de nomes que gostaríamos de ter a bordo — e histórias em potencial se estivermos usando reimpressões — fazendo tudo isso pela Titan e discutindo com eles. Temos a sorte de trabalhar com pessoas excelentes que realmente entendem como as antologias devem ser. Em seguida, escrevemos aos autores em questão, verificando se eles estavam disponíveis para escrever algo novo ou se nos deixariam usar suas histórias. Felizmente, conseguimos uma resposta positiva de quase todos os que abordamos.
3/ Qual é a sua história favorita? Por quê?
Seria difícil escolher uma favorita, pois todas as histórias do livro são incríveis, então seria como escolher entre seus filhos. Trabalhamos muito por tanto tempo para montar o livro que é absolutamente o que parece. Que você está soltando seus filhos no mundo e esperando que eles se saiam bem. Eles também são todos muito diferentes, por isso é difícil compará-los. “Henry and the Snakewood Box” de MR Carey tem um senso de humor negro, assim como “Hated” de Christopher Fowler. “Skin” de James Brogden está muito enraizado no terror corporal, enquanto os contos de Christina Henry e Jen Williams são tradicionais, mas com um toque arrepiante. O conto de Lilith Saintcrow é ficção científica, o de Catriona Ward é uma fábula, enquanto o de Alison Littlewood é muito mais um conto de terror folclórico e ”Troll Bridge” de Neil Gaiman é… bem, é Neil Gaiman! Já disse o suficiente. Todas as histórias do livro são incríveis, realmente seria impossível destacar só uma.
4/ Se vocês pudessem fazer uma playlist com a vibe do livro, quais músicas, filmes ou programas de TV vocês citariam?
Essa é outra pergunta difícil, porque como mencionamos, a antologia é muito variada, e nenhum de nós tende a fazer playlists para o trabalho, pois não podemos escrever com música tocando, embora saibamos que muitos escritores fazem isso. Somos melhores com filmes e TV.
Filmes: A Companhia dos Lobos, Chapeuzinho Vermelho de 2011, Cisne Negro, O Labirinto do Fauno… TV: Absolutamente sem dúvida Grimm e Once Upon a Time, mas também programas como Lovecraft Country, American Horror Story, Monsterland, Creepshow de Shudder…
5/ O que os leitores brasileiros podem esperar desse livro?
Esperamos que se divirtam muito com o livro, sejam eles fãs de contos de fadas sombrios, de algum dos gêneros criativos ou de apenas uma boa narrativa em geral. Os leitores têm adorado o livro desde que foi lançado, fazendo citações como “certamente faz jus e supera as expectativas 10/10” pela Starburst, “uma excelente coleção” da revista Foreword e “antologia fantástica” da Looking Glass Reads. Na semana passada, para o Halloween, ele apareceu em uma lista das Melhores Histórias de Terror da Page One para se ler nessa época do ano ao lado de livros de escritores como Stephen King, Oscar Wilde, Angela Carter e Shirley Jackson — o que foi um grande elogio. Esperamos que os leitores brasileiros também descubram novos autores com os quais ainda não se depararam, o que é algo que temos ouvido de pessoas que gostaram do livro. Alguns até saíram e compraram um catálogo completo de autores com base em sua história no Maldição, o que é muito gratificante para nós como editores. Isso significa que fizemos nosso trabalho bem e estimulamos os leitores a procurar e encontrar mais contos escritos por autores que publicamos aqui.
Estamos sempre tramando muitas histórias. Pode entrar! Editora especializada em Thriller e Fantasy do grupo Ediouro.